Oftalmologista alerta sobre os riscos da maquiagem com glitter durante o Carnaval
Por Zilda Queiroz 11 de Fevereiro de 2021
Especialista chama atenção para o uso do glitter na produção dos looks para os dias mominos. Segundo a oftalmologista Dra. Excelsa Costa Lima, seja a maquiagem complementada com as tradicionais películas de plástico ou com o bioglitter, confeccionado a partir de componentes naturais, o fato é que ao entrar em contato com os olhos, as duas verões podem colocar em risco a saúde ocular dos brincantes.
A diferença de uma para a outra é que o glitter tradicional demora muito tempo para se decompor, desequilibrando a biodiversidade e prejudicando o funcionamento do meio ambiente. Por outro lado, o bioglitter pode conter gelatina de alga, pó de rocha, celulose, sal, e corantes naturais, elementos que não comprometem o planeta.
"Portanto, apesar destas substâncias não apresentarem a mesma toxidade das partículas de plástico do glitter comum, nem é preciso dizer que, se o produto cair nos olhos, poderá provocar os mesmos sintomas causados pelo produto tradicional, a exemplo de vermelhidão, alergia, conjuntivites ou inflamação pálpebral e até lesões na córnea", afirma a oftalmologista.
Confira a matéria completa, clicando aqui
Diário do Nordeste