Catarata: Fatores de risco.
Por Lucas Rodrigues 11 de Fevereiro de 2022
Catarata é qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, que é a lente natural do olho.
Os sintomas iniciais são visão turva, diminuição da visão noturna, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla em um olho, fotofobia (sensibilidade à luz) dentre outros, que vão piorando ao longo do tempo. Mas vale ressaltar que no início a catarata pode ser assintomática.
Existem quatro tipos de cataratas:
Catarata Senil - É a forma ais comum, causada pelo envelhecimento natural dos olhos e atinge pessoas a partir de 55 anos.
Catarata Congênita - Se dá por questões genéticas, atinge crianças de 6 meses a 1 ano de vida.
Catarata Traumática - Surge a partir de algum evento traumático como lesão ocular, perfuração ou outro tipo de ferimento.
Catarata Secundária - É desenvolvida pelo estilo de vida do indivíduo, fatores que colaboram com o surgimento desse tipo de catarata são: Obesidade, tabagismo, diabetes, alcoolismo etc.
Os fatores de risco para catarata são classificados como imodificáveis e modificáveis.
Imodificáveis: Idade; Fatores genéticos; Influência hormonal; Raça (afrodescentes têm mais chance de ter catarata)
Modificáveis: Tabagismo; Alta exposição à luz; Consumo de álcool; Uso de corticóides; Diabetes.
Infelizmente ainda foi desenvolvido um método de para a prevenção da catarata.Mas há a possibilidade de resolver o problema com procedimento cirúrgico.
Uma das especialidades da Oftalmos Associados é cirurgia de Catarata, entre em contato conosco agora mesmo e marque já a sua consulta.
www.oftalmosassociados.com.br